SEFAZ - Cresce receita do IPVA

Passou de R$ 13,4 milhões, recolhidos até 30 de junho, para R$ 16,4 milhões até agora a receita do IPVA atrasado recolhida pela Secretaria da Fazenda. O número de contribuintes que acertaram suas dívidas também cresceu de 26,2 mil para 29.500 no mesmo período. O gerente de Arrecadação e Fiscalização, José Magalhães Júnior, avalia que a campanha de cobrança está surtindo os efeitos desejados, motivando pagamentos espontâneos. As notificações com autos de infração serão distribuídos pela Secretaria nesta semana e devem atingir mais de cem mil devedores.

Antes do recebimento do auto de infração, enviado pelo Correios, o contribuinte pode pagar a dívida nas unidades do Vapt-Vupt, nas 12 delegacias regionais (uma na capital e 11 no interior) ou na gerência de Recuperação de Crédito, na sede da Sefaz. Com a notificação em mãos, o pagamento será feito apenas nas delegacias e na Sefaz, acrescido de multa de 20%. Quem não pagar será inscrito na dívida ativa e na Serasa.

A maioria dos devedores do IPVA deixou de pagar o imposto em 2008. A cobrança, todavia, atingirá devedores inadimplentes de 2004 para cá. A lei permite o pagamento à vista ou em seis parcelas.