10 de Outubro Dia Mundial da Saúde Mental

Riscos Psicossociais na NR-1

O dia 10 de outubro foi instituído como o Dia Mundial da Saúde Mental com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do cuidado com a saúde mental e promover o bem-estar psicológico.

Nessa data é imprescindível reforçar a atenção aos riscos psicossociais no ambiente laboral, cuja inclusão no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) da NR-1 foi oficialmente prorrogada para 26 de maio de 2026, conforme dispõe a Portaria MTE nº 765/2025, publicada em 16 de maio de 2025.

A nova redação do subitem 1.5.3.1.4 da NR-1 estabelece que o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais deverá abranger não apenas agentes físicos, químicos, biológicos e ergonômicos, mas também os fatores de riscos psicossociais relacionados ao trabalho.

É importante destacar que, ainda que a obrigatoriedade tenha sido prorrogada, a pauta exige ação imediata. A gestão adequada dos riscos psicossociais é uma tarefa diária e exige o trabalho de uma equipe multidisciplinar.

A prorrogação da obrigatoriedade prevista na NR-1 trouxe uma oportunidade estratégica para que as empresas estruturem, de forma eficaz, suas ações de identificação, avaliação e controle de riscos psicossociais — como estresse ocupacional, assédio moral, metas abusivas, jornadas exaustivas e falhas na comunicação.

A omissão ou o adiamento dessas medidas poderá comprometer não apenas a conformidade legal futura, mas também o bem-estar dos trabalhadores.

A saúde mental no trabalho é responsabilidade coletiva, ou seja, envolve todas as partes da relação de trabalho e emprego.

O Dia Mundial da Saúde Mental representa uma oportunidade valiosa para fortalecer o compromisso com ambientes de trabalho mais saudáveis, seguros e humanizados. Antecipar-se à obrigatoriedade e implementar ações estruturadas de prevenção aos riscos psicossociais não é apenas uma exigência normativa futura, mas um imperativo ético e estratégico para a sustentabilidade das organizações e a valorização das pessoas.