Justiça do Trabalho realiza inspeções em frigoríficos de Goiás

A Vara do Trabalho de Goiás realizou inspeções judiciais em três grandes frigoríficos do estado entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2024. O objetivo do ato processual, realizado com a presença física do magistrado, é verificar a consistência das alegações de violações de direitos dos trabalhadores de um lado, e de outro, a existência de litigância abusiva em processos repetitivos/massivos.

As empresas visitadas foram: São Salvador Alimentos S.A. (Super Frango, de Itaberaí, 10/12), Frigorífico JBS (de Mozarlândia, 11/12), e Frigorífico Prima Foods (de Santa Fé de Goiás, 12/12).

A inspeção se concentrou em pontos controvertidos que geram milhares de ações trabalhistas na jurisdição da Vara da Cidade de Goiás todos os anos, como tempo a disposição, em virtude de atividades preparatórias, como necessidade de banho, espera no ônibus, troca de uniforme e deslocamentos internos, intervalo térmico, intervalo para descanso e alimentação e assédio moral/sexual.

Segundo o juiz titular da VT de Goiás, Whatmann Iglesias, a iniciativa busca a verdade real dos fatos, bem como otimizar a tramitação dos processos, diante do crescente número de ações recebidas pela Vara.

A equipe, liderada pelo juiz Whatmann Iglesias, contou com a participação dos servidores Mauri Cleinon Dias e Lis Côrtes Silva (oficiais de justiça), Renato Henrique Pires e Marcelo Balian (assistentes), Mai Li Campos e Silva Iglesias (Núcleo de Despachos e Execução), Edmilson Campos, Geazir Borges de Souza e Wander Fernando Achcar (policiais judiciais) e do motorista Wendel César Silvaque.

A expectativa do magistrado é que a inspeção contribua, decisivamente, para a realização da Justiça, garantia dos direitos fundamentais dos trabalhadores, prevenção de litígios, pacificação social, desenvolvimento econômico e melhoria do ambiente de negócios.

A inspeção foi realizada inaudita altera pars (sem ciência prévia das partes e seus advogados) a fim de garantir o elemento surpresa.