Atenção!! Empresas que não atualizaram a Tabela Auxiliar (versão 42.0) no SEFIP não tiveram a GFIP processada e precisam regularizar essa situação

A Portaria SEPRT/ME 477, de 12/01/2021, reajustou os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e, em janeiro, foi necessário a adequação das tabelas dos salários de contribuição para 2021 no sistema que gera a GFIP.

Em virtude desse reajustamento do salário de contribuição, a RFB e a Caixa disponibilizaram a versão 42.0 da tabela auxiliar para que os contribuintes pudessem atualizar o Sefip com essa nova versão.

Ocorre que muitas empresas não atualizaram a tabela auxiliar com a nova versão (42.0) e enviaram as GFIP´s das competências 01 e 02/2021 com a tabela desatualizada, o que gerou pendências junto à Receita Federal e ao INSS uma vez que elas não foram processadas.

Como corrigir o problema, a empresa deverá:

- Acessar o site da caixa.gov.br e atualizar a tabela auxiliar para a versão 42.0.
- Transmitir a GFIP na modalidade branca das competências enviadas com a tabela desatualizada.

Lembramos que as empresa obrigadas ao eSocial e a DCTFWeb estão dispensadas das declarações da GFIP para confessar tributos previdenciários. As demais empresas ainda precisam enviar a guia através do SEFIP com a tabela atualizada na versão 42.0.