Pescadores podem fazer o descadastramento voluntário do seguro-defeso pelo telefone 135 sem precisar ir à agência

A linha direta para fazer o cancelamento foi anunciada semana passada após alinhamento entre INSS e a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca e visa evitar irregularidades

O INSS, em articulação com a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), disponibilizou a liberação de linha direta para o descadastramento dos beneficiários do seguro-defeso.

O cancelamento do benefício pelo telefone 135 visa facilitar o desligamento voluntário pelos pescadores que não têm direito ao Seguro Defeso do Pescador Artesanal (SPDA), a fim de evitar possíveis penalidades.

Por isso, os segurados inscritos para receber o benefício e que não praticam mais a atividade de pescador artesanal poderão fazer seu descadastramento pelo telefone.

Basta ligar no 135 e escolher a opção 6.

A iniciativa é para diminuir o número de fraudes e incentivar quem está cadastrado indevidamente no programa a fazer o desligamento voluntário evitando assim o recebimento indevido do benefício.

Desde que o serviço foi disponibilizado, na manhã de segunda-feira (13/05), vários pescadores que não têm direito ao benefício já ligaram para a central de atendimento para formalizar o cancelamento da inscrição.

Vale destacar que não há necessidade de ir a uma agência do INSS para efetuar o descredenciamento.