Governo de Goiás garante que alíquota do ICMS sobre o diesel é a 4ª menor do País

O governador de Goiáss garantiu que aqui no Estado a alíquota do o ICMS sobre o diesel é a quarta menor do País (16%, dos quais 2% destinados ao programa Protege, de recuperação da malha viária e a programas sociais).

"Se o Estado reduzir a alíquota do ICMS sobre o diesel em apenas 1%, nós teremos uma queda na arrecadação da ordem de R$ 100 milhões por ano. E como iríamos repor essa perda?", perguntou. A afirmação foi feita na  manhã desta sexta-feira, durante entrevista concedida ao programaFalando Sério, da rádio Interativa FM, de Goiânia.

José Eliton informou que 25% de toda a arrecadação tributária do Estado são provenientes do ICMS dos combustíveis. "Temos a responsabilidade de manter as contas em dia, os programas sociais e a oferta de serviços à população", enfatizou.

Depois de reafirmar que "seria uma irresponsabilidade fazer discurso populista, dizendo que vai diminuir o ICMS sem observar o equilíbrio das contas públicas", ele declarou-se favorável a uma ampla reforma tributária, capaz de garantir a diminuição da carga tributária como um todo.