Modernização trabalhista acompanha transformações nas relações de trabalho e de negócios, diz ministro
O ministro do Trabalho, Helton Yomura, disse nesta terça-feira (8) que o governo federal e a pasta inovam seus serviços de maneira a contribuir com um ambiente de negócio mais atualizado com as novas demandas de empregos no país. Yomura fez a declaração na abertura do Encontro para Inovação em Comércio e Serviços - Movin 2018, promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília.
“O Ministério do Trabalho está conectado com as transformações que vêm ocorrendo nas relações de trabalho. A retomada do emprego após a modernização da lei trabalhista demonstra que a lei pegou. Novas modalidades de contratações acompanham as necessidades dos modelos de negócios mais dinâmicos da atualidade”, afirmou o ministro.
Yomura citou ainda as inovações digitais que o MTb implementou para melhorar os serviços oferecidos para o trabalhador e empresário a exemplo do aplicativo para celular e tablet, Sine Fácil, lançado em 2017, que já somam mais de 1 milhão de downloads e 308 mil pessoas encaminhadas para entrevistas de emprego.
A carteira de trabalho digital, seguro-desemprego web e o sistema antifraude no seguro-desemprego foram destacados pelo ministro como ferramentas importantes de modernização do Ministério do Trabalho para facilitar e atender melhor os usuários dos serviços públicos.
“A inovação é uma questão de sobrevivência em um mundo cada vez mais digital. O Ministério do Trabalho está empenhado para acompanhar essas mudanças e ser parte da solução nas relações de trabalho”, destaca Helton Yomura.
O vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, José Roberto Tadros, afirmou que as empresas precisam estar preparadas para os novos tempos e olhar com cuidado para as mudanças nas relações trabalhistas.
“Muitas mudanças já estão chegando ao setor terciário e precisamos nos adaptarmos a elas”, ponderou Tadros.