Comitê Setorial de Compliance Público aprova alterações na matriz e monitora o cumprimento de ações visando o Ranking Compliance 2020
Em reunião virtual do Comitê Setorial de Compliance Público da Secretaria da Economia, realizada hoje (29/10), foram discutidos a Reavaliação da Matriz de Riscos referente a Gestão de Contratos e verificou-se o andamento das ações e cumprimento das metas definidas no Plano de Ação do Ranking Compliance 2020; que contempla os quatro do Programa de Compliance Público do Poder Executivo do Estado de Goiás - PCP.
A secretária adjunta da Secretaria da Economia, Gisele Barreto, parabenizou o trabalho da equipe. "Eu quero parabenizar a todos pela seriedade que está sendo empregada neste proposito de conquistarmos o ouro. Acredito na competição de nós contra nós mesmos e não contra os outros. Gostaria de metas desafiadoras para o ano que vem".
O Assessor de Controle Interno da Economia, Reneilton Brito de Abreu, falou das providências e mudanças realizadas na Matriz de Riscos atinente a gestão e fiscalização de contratos e destacou que "as alterações fazem parte do processo de gerenciamento de riscos que sempre almeja a melhoria contínua". Já a servidora Kelly de Alexandria coordenadora na Gerência de Apoio Logístico enfatizou que "entre as mudanças está a obrigatoriedade do gestor fazer o acompanhamento financeiro de cada contrato e a criação de uma coordenação que vai dar suporte técnico para a análise de riscos para subsidiar as tomadas de decisões".
O andamento do Plano de Ação elaborado pela Secretaria para atender aos quesitos do Ranking de Compliance 2020 também foi apresentado durante o encontro. O Ranking premiará os órgãos e entidades do Governo de Goiás que obtiverem as oito maiores notas, contanto que estejam acima da média auferida entre todos os participantes do Ranking de 2020. A expectativa é de que essa edição mantenha ou supere a classificação obtida na primeira edição, igual ou superior a três estrelas, o que foi um índice considerado bastante satisfatório. A premiação deve ocorrer na primeira quinzena de dezembro.
Em busca de bons resultados a Superintendência de Gestão Integrada juntamente com a Assessoria de Controle Interno monitora o cumprimento dos 16 quesitos contidos no Plano de Ação sendo nove já foram devidamente cumpridos e outros sete dependem da avaliação da Controladoria Geral do Estado - CGE. O Superintendente de Gestão Integrada Thalles falou "que a Economia estipulou metas ousadas, porém realistas que consequentemente fará com que se obtenha a pontuação máxima"
Alguns quesitos como o de Capacitação de Servidores, Divulgação Ética, Replicação Ética, Curso Gestão de Risco e Celebração de TAC's, já tiveram a meta atingida. "Inclusive o quesito de replicação da Ética foi realizado por meio do projeto - Prosa com Café, que tem nova edição agendada para o próximo dia 3 de novembro", acrescentou Reneilton Brito.
Prêmio Goiás Mais Transparente
O Prêmio Goiás Mais Transparente também foi abordado durante a reunião. O trabalho desenvolvido por um grupo de trabalho coordenado pela Comunicação Setorial da Secretaria da Economia para o cumprimento do Eixo: Transparência (Ativa e Passiva) do PCP, em todas as áreas da Pasta, segundo os critérios estabelecidos pela Controladoria Geral do Estado - CGE-GO, foi lembrado.
O Prêmio Goiás Mais Transparente visa reconhecer os esforços dos órgãos da administração pública direta e indireta do Poder Executivo Estadual com o Selo de Excelência em Transparência ao estimular melhores práticas de entrega de informações à sociedade. O alvo é fazer com que a transparência seja um caminho para o controle social por parte da população, e não somente uma obrigação ou norma a ser cumprida.
A avaliação da transparência será feita por meio de levantamento, em ação conjunta de servidores indicados pela Secretaria de Controle Externo e CGE, e deve ser concluídas até 15 de dezembro de 2020. O certificado será entregue durante a comemoração do Dia Internacional de Combate à Corrupção, em dezembro, e o selo de Excelência em Transparência será disponibilizado em meio digital. O resultado será publicado nos portais do TCE, Transparência do Poder Executivo e Diário Oficial.