Justiça do Trabalho repassa R$6,6 mil para compra de EPIs e medicamentos em Alto Araguaia

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso e o Ministério Público do Trabalho destinaram à Secretaria Municipal de Saúde de Alto Araguaia 6,6 mil reais para aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e medicamentos. O valor ajudará os profissionais que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus.

A secretaria apresentou um projeto solicitando recursos para compra de luvas, aventais, luvas e toucas descartáveis, além do medicamento ivermectina.

A destinação foi aprovada pela Vara do Trabalho de Alto Araguaia, onde tramita o processo, após parecer favorável do MPT. O repasse segue as recomendações publicadas pela corregedoria do TRT de Mato Grosso e pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que orientam que os valores sejam disponibilizados para a promoção de ações afirmativas com foco em medidas de combate à pandemia de Covid-19.

Os recursos vão auxiliar no combate à pandemia em Alto Araguaia que possui, atualmente, um histórico de 72 casos e três mortes, conforme o boletim divulgado pelo governo do estado nessa quarta-feira (15). O estado de Mato Grosso atualmente é identificado como o epicentro da Covid-19 no Brasil, com cerca de 30 mil casos confirmados da doença e 1.196 óbitos.

Desde março, quando os primeiros casos surgiram no estado, o total destinado pela Justiça do Trabalho e MPT soma quase 11 milhões de reais.

No período, mais de 50 projetos com foco no enfrentamento da pandemia foram aprovados para receber os recursos. Os valores são oriundos de multas e condenações em processos coletivos, bem como da execução de termos de ajustamento de condutas, todos eles pelo desrespeito à legislação do trabalho.