Tribunal fecha acordo entre Sinttel e empresa de telecomunicação
O Tribunal do Trabalho da Paraíba (13ª Região) atuou como mediador do acordo trabalhista entre o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Estado da Paraíba (Sinttel-PB) e a empresa Líder Telecom, na audiência de conciliação pré-processual que aconteceu na sede do Regional, nesta terça-feira (8).
Foi uma audiência exitosa, segundo o juiz Paulo Roberto, auxiliar do desembargador Vice-Presidente Leonardo José Videres Trajano, porque se evitou a formalização de um contencioso coletivo.
O TRT tem funcionado como um instrumento de facilitação do diálogo entre as partes que comparecem, cada um com seus pontos divergentes.
Com reuniões unilaterais (com cada parte separadamente) e bilaterais (com os representantes das empresas e dos trabalhadores) temos conseguido chegar a um consenso.
O juiz auxiliar acrescentou que essa modalidade, que o Tribunal tem praticado ultimamente, tem trazido resultados favoráveis, a exemplo do que aconteceu na audiência entre o Sinttel e a Líder.
Segundo ele, a empresa de telecomunicação ainda não tinha firmado nenhum acordo na Paraíba com o Sinttel, mas hoje nós conseguimos homologar este acordo que envolve mais de 40 cláusulas trabalhistas prevendo a boa convivência entre as partes.
Wallace Pereira, coordenador-geral do Sinttel, parabenizou o Tribunal pela iniciativa e disse que saiu satisfeito com a resolução do impasse com uma empresa que há cerca de cinco anos escolheu a Paraíba para se instalar. Hoje, estamos celebrando o primeiro acordo coletivo que é muito importante para os trabalhadores.
A preposta da empresa, Maria Auxiliadora dos Santos, também ficou satisfeita com o acordo firmado com o Sinttel. Nós estávamos com dificuldades para formalizar as negociações diretamente com o sindicato e o juiz Paulo Roberto foi formidável neste trabalho de reunir as partes com suas opiniões divergentes e chegar a um equilíbrio. A Líder sai muito satisfeita dessa reunião, comemorou.