Prazo para sacar abono salarial nas agências bancárias termina nesta quinta-feira

Mais de 900 mil trabalhadores ainda não buscaram o dinheiro do abono salarial PIS- Pasep ano-base 2014 nas agências bancárias. O Prazo para o saque do abono  termina nesta quinta-feira (29) . Na sexta-feira(30) só vai poder retirar o dinheiro quem tem Cartão Cidadão com senha registrada. O saque poderá ser feito  em lotéricas e terminais de autoatendimento da Caixa. Mais de R$ 794 milhões ainda estão disponíveis.

O pagamento do abono salarial 2014 é feito para quem está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e trabalhou com carteira assinada por no mínimo 30 dias naquele ano, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é preciso ter seus dados informados corretamente pelo empregador, na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Para conferir se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar o portal do Ministério do Trabalho. Basta inserir CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento para fazer a consulta. Outra opção é a Central de Atendimento Alô Trabalho, que atende pelo número 158 e também dá informações sobre o PIS/Pasep.

Extensão - O prazo para saque começou em julho de 2015 e terminou em junho deste ano. Mas, no fechamento do calendário, ainda havia 1,2 milhão de saques a serem feitos. Por isso, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), a pedido do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, ampliou o prazo de saque até 30 de dezembro de 2016, mediante publicação das Resoluções 771 e 772. Desde então, mais de 296 mil pessoas que tinham perdido o prazo inicial já foram beneficiadas, mas ainda é alto o índice de saques pendentes.

E é preciso cuidado para não perder a data, porque a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento ao público nos bancos em 30 de dezembro, já que as agências estarão fechadas para o balanço anual. Assim, quem for sacar nas agências bancárias tem de correr, pois só terá esta quinta-feira para buscar o benefício.

Já na sexta-feira será o último prazo para o trabalhador que tem o Cartão Cidadão fazer o saque nos terminais eletrônicos e nas lotéricas. Neste caso, é preciso ter uma senha registrada. O chefe de divisão do Seguro Desemprego e Abono Salarial do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan, destaca que nesse dia apenas será possível o saque do PIS. Ele explica que, em média, a Caixa vem registrando 600 saques por dia, enquanto que nas agências do Banco do Brasil a média fica entre 300 e 400 retiradas.

Saques por estados - O maior número de benefícios ainda não retirados, durante o período de extensão do prazo, está em São Paulo, com 348.660 saques pendentes. Depois vem Rio de Janeiro (81.251), Rio Grande do Sul (69.264), Santa Catarina (62.249) e Minas Gerais (58.360). Esses números puxam para baixo o índice de saques nas Regiões Sudeste, com apenas 18,10%, e Sul, com 26,23%.

Mas na relação entre saques e total de abonos disponíveis, as piores taxas são do Acre, onde só 7,13% de saques foram feitos, e do Distrito Federal, onde apenas 8,89% dos beneficiados aproveitaram a oportunidade do prazo estendido.

Na outra ponta, com maior índice de pagamentos efetuados depois da resolução do Codefat, em relação ao total disponível, aparecem dois estados do Nordeste - Piauí (90,53%) e Sergipe (79,01%) - e um do Centro-Oeste - Mato Grosso do Sul (78,84%). Ainda no Nordeste, a Paraíba (70,35%) e a Bahia (65,11%) também pagaram mais da metade dos abonos.

Mesmo assim, a iniciativa do Ministério do Trabalho teve resultados positivos, à medida que permitiu, até agora, o saque para mais de 296,7 mil trabalhadores que teriam deixado o dinheiro para trás, porque perderam o prazo inicial. No total, o índice de saques desde o início do primeiro prazo está em torno de 95%.

Como sacar o abono 2014

PIS - Para sacar o Abono do PIS, o trabalhador pode ir a qualquer agência da Caixa, apresentando documento de identificação, só até esta quinta-feira (29). Quem tem Cartão Cidadão e senha cadastrada pode ir a um terminal de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica, até a sexta-feira (30). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07 da Caixa.

Pasep - Os servidores públicos com direito ao Pasep devem conferir se houve depósito em conta. Caso contrário, precisam ir a uma agência do Banco do Brasil e apresentar documento de identificação. Mas atenção ao prazo para o saque nas agências, que termina nesta quinta-feira (29). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.