TRT18 lança sua Carta de Serviços e facilita acesso do cidadão à Justiça do Trabalho
O TRT de Goiás lançou sua Carta de Serviços ao Cidadão, que pode ser acessada na aba ‘Serviços’ no portal do Tribunal. Ela foi elaborada para permitir o acesso simples e eficiente aos serviços prestados pelo Tribunal, facilitando, assim, a conectividade entre os usuários e a Justiça do Trabalho goiana.
O documento, com 84 páginas, permite a consulta sobre diversos serviços e apresenta linguagem acessível, didática e interativa com hiperlinks. O cidadão pode acessar desde informações sobre o ajuizamento de ações, acompanhamento de processos, assistência jurídica gratuita, pautas de audiências e julgamentos do primeiro e segundo graus até informações sobre guias de recolhimento de depósito recursal, emissão de certidões e Processo Judicial Eletrônico (PJe).
Para o presidente do TRT, desembargador Aldon Taglialegna, a Carta de Serviços ao Cidadão é, na verdade, um “documento-cidadão” para auxílio do jurisdicionado aos serviços da Justiça do Trabalho. “Nossa Carta de Serviços alinha-se à missão institucional do TRT-18: promover a paz social por meio da solução dos conflitos trabalhistas, com qualidade, efetividade e com a satisfação da sociedade, visando à excelência na prestação dos serviços judiciais”, ressaltou.
O desembargador acrescentou que o lançamento do documento também confere maior transparência e credibilidade na prestação jurisdicional na busca de uma Justiça mais acessível e efetiva. “Queremos oferecer ao cidadão a oportunidade de conhecer melhor os serviços que prestamos no âmbito deste Tribunal”, concluiu.
Para elaborar o documento, o TRT criou um Grupo de Trabalho que foi composto pelo juiz auxiliar da Presidência Renato Hiendlmayer e pelos servidores Fernando da Costa Tormin (secretário-geral da Presidência), Ricardo Lucena (diretor-geral), Marcos dos Santos Antunes (secretário-geral Judiciário), Ricardo Matias Pinheiro (assessor do desembargador vice-presidente), Jorge Luis Machado (secretário da Ouvidoria), Álvaro Celso Bonfim Resende (diretor da Secretaria de Gestão Estratégica), Humberto Magalhães Ayres (diretor da STIC), Robnaldo José Alves Santos (chefe do Núcleo de Governança Corporativa de TIC), Fernando Silva de Queiroz Barreto (chefe de Setor de Segurança da Informação) e Geisa Azevedo Carlos Campelo (assessora da Secretaria-Geral Judiciária).