Acidente do Trabalho é um problema de saúde pública

O acidente do trabalho tem múltiplas dimensões, envolvendo a vítima e sua família, e consequências imediatas (lesão instalada) e tardias como impactos ambientais, econômicos, sociais e jurídicos.A partir desse contexto, o médico do trabalho Ildeberto Muniz de Almeida, doutor em Saúde Pública pela USP, falou, durante o Seminário Sobre Acidente do Trabalho e Saúde Ocupacional, sobre o acidente típico e a responsabilidade de gestão das empresas na avaliação dos perigos e riscos no ambiente do trabalho e na adoção de barreiras adequadas para prevenir acidentes.

O médico disse que a abordagem mais moderna da engenharia reconhece que os perigos e riscos no ambiente de trabalho dependem também da atividade dos operadores. Nesse sentido, ressaltou a importância da engenharia e psicologia cognitivas, que consideram a psiquê humana, na minimização da ocorrência de acidentes. "A gestão de segurança em algumas situações não pode depender só da memória do trabalhador", argumentou o profissional ao falar sobre a responsabilidade que recai sobre o empregado no acionamento ou desligamento de máquinas, por exemplo.

Por fim, Ildeberto Almeida abordou o processo de busca da origem dos acidentes que devem ser considerados como um problema de saúde física. "Numa perícia, devemos sempre perguntar por que para aquele sujeito agir daquela maneira fazia sentido", assinalou ao falar sobre o acidente aparentemente intencional.